O Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo) do UNIPAM foi criado com o objetivo de auxiliar a validação de ideias no mercado, conseguir investidores e/ou meios de transformar as ideias em negócios economicamente viáveis. O oCEANo recebe empreendedores desde o dia 10 de dezembro de 2015, quando iniciou suas atividades em pleno vapor com uma maratona de negócios que durou mais de 30 horas. Um dos projetos desenvolvidos nessa maratona levou o oCEANo a participar de um evento internacional expondo seus resultados na Collision Conference de 2016.
Empreendedores são sempre muito bem vindos, sejam eles alunos, ex alunos, diplomados, professores, empresários e toda a comunidade. Todos podem se valer dos benefícios que vão desde uma visita a esse espaço inspirador até a possibilidade de se tornar sócio de uma startup e ocupar o nosso espaço de coworking: uma sala de trabalho colaborativa e compartilhada.
O oCEANo foi criado com o objetivo principal de ser uma pré-aceleradora de ideias, auxiliando na validação de ideias no mercado, conseguir investidores e/ou meios de transformar as ideias em negócios economicamente viáveis, conta com uma área de 281,18m².
Durante estes seis anos de atividades, o oCEANo, realizou várias ações com intuito de disseminar a cultura empreendedora com alunos da instituição, empresários, ex-alunos e a comunidade em geral, tais como: Prêmio UNIPAM de Empreendedorismo, Startup Talks, Startup Weekend, Programa de Pré-aceleração de startups.
Seminários de Empreendedorismo e Inovação e Startup Talks
São eventos voltados para a comunidade acadêmica do UNIPAM, porém aberto ao público em geral. O objetivo principal dos eventos é apresentar aos participantes cases de sucesso no empreendedorismo, sensibilizando o público por meio das experiências dos empreendedores. Nas versões anteriores já contou com a presença de Gustavo Caetano (CEO da SambaTech), Igor Bitencourt (I.Systems), Mariana Vasconcelos (CEO da Agrosmart), João Kepler (investidor anjo), Aluir Dias (CEO da Techmall), Daniel Cavalcante (CEO da Facilex) e Rodrigo Cartacho (CEO da Sympla).
Educação empreendedora para docentes
O STARTUP TRAIL é um programa de formação de professores das Instituições de Ensino Superior IES, que tem como objetivo principal, inseri-los no mundo das startups, dando a eles ferramentas e conhecimento para transformar projetos desenvolvidos na sala de aula, em negócios inovadores para os grandes desafios e necessidades do planeta, favorecendo aos estudantes trilharem o percurso e criarem suas próprias propostas de negócios e startups.
O curso STARTUP TRAIL também abordará assuntos que promovam a cultura empreendedora, despertando o interesse do estudante em empreender e constituir seus próprios negócios de maneira segura e inovadora. Este curso faz parte do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA - Ensino Superior - SEBRAE.
O STARTUP TRAIL UNIPAM foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de junho, para 24 professores dos diversos cursos de graduação.
Prêmio UNIPAM de Empreendedorismo
O Prêmio UNIPAM de Empreendedorismo é uma iniciativa entre o UNIPAM e o SEBRAE que oferece uma oportunidade única aos estudantes e profissionais ligados ao empreendedorismo. Este ano chegamos a 12º edição do Prêmio UNIPAM de Empreendedorismo – “SEM MEDO DE ERRAR”.
Durante o período de 17 a 25 de novembro de 2022, os participantes contarão com diversas atividades, seminário com Fernando Kimura, um dos maiores nomes do marketing nacional, abordando temas como inovação, marketing e neuromarketing, arte, comportamento de consumo, experiência do cliente e tecnologia, palestras, oficinas CANVAS e PITCH, exposição de modelos de negócios e batalhas de pitch.
Neste ano, novamente, o Prêmio UNIPAM de Empreendedorismo, obteve uma grande capilaridade no ecossistema regional, recebendo mais de 1.000 inscritos em 135 projetos, que estão sendo expostos no formato CANVAS.
No dia 25 de novembro de 2022, foi realizado a batalha de pitch, onde os 10 (dez) melhores projetos apresentaram o pitch, para uma banca de empresários e os (cinco) melhores receberam uma premiação de R$ 15 mil.
O quinto lugar foi com os alunos do curso de Ciências Biológica, Mapeando o Corpo Humano é um material didático-lúdico para ser utilizado no ensino de Anatomia Humana, sendo uma ferramenta interativa para pais, alunos e professores. O material apresenta baixo custo, longa duração e pode ser adaptável de forma à contribuir no processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis de ensino e podendo abranger diversos conteúdos dentro das disciplinas de Ciências e Biologia.
A Vasnim é um suplemento alimentar com aditivos cuidadosamente equilibrados para auxiliar e maximizar o ganho de peso do animal em menor tempo, reduzindo custo na dieta que e
ofertada, agregando efeitos benéficos de maior absorção de nutrientes e gerando maior saúde ruminal, além de maior palatabilidade para maior ingestão de alimentos, podendo reduzir a produção animais em, pelo menos 5 meses. Modelo de negócio desenvolvido pelos alunos do curso de Medicina Veterinária levou o quarto lugar.
Em terceiro lugar os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, desenvolveu UNICAH, um e-commerce de moda que irá suprir a necessidade das mulheres magrinhas que tem dificuldade em encontrar roupas com suas medidas, uma alternativa bem-sucedida para substituir a sessão infantil. No próprio site as peças de roupas já serão apresentadas em tamanhos menores, padronizados em medidas que atendem a esse público. UNICAH, a solução do tamanho da sua necessidade.
O segundo de lugar foi para a Focus Pecuária, um marketplace para ajudar o pequeno e médio produtor rural, proporcionando um espaço virtual seguro, que permite a negociação de compra e venda de gado entre produtores do ramo e buscado facilitar e reduzir os custos existentes na comercialização de gado.
O primeiro lugar do pódio foi para os idealizadores da SuiStimulator os alunos da Medicina Veterinária, um equipamento tecnológico que foi idealizado especialmente para o setor suinícola, onde visa promover bem-estar as fêmeas suínas que estão sendo preparadas para fase de reprodução, que consequentemente com o uso do equipamento, irá impulsionar positivamente para um aumento das taxas de prenhez da granja, além de trazer agilidade, conforto, performance e segurança de trabalho para os operadores do setor.
Startup Weekend Patos de Minas
O Startup Weekend é um evento de empreendedorismo na prática, com 54h de ação! “O Startup Weekend é um programa de três dias em que aspirantes a empreendedores podem experimentar a vida de uma startup. Em centenas de cidades ao redor do mundo.” Techstars. Durante as 54 horas, diversos empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas unem-se para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups.
A terceira edição do evento foi realizada pela FEPAM/UNIPAM em parceria com o SEBRAE, durante os dias 1, 2 e 3 de julho, no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM, contando com a participação de 140 pessoas, dentre elas: uma missão da cidade de Arinos com cerca de 30 alunos, outra missão de Paracatu com 40 alunos, além de participantes de cidades de Araxá e Mineiros–GO. Para auxiliar os 16 projetos desenvolvidos durante o evento a transformarem as ideias inovadoras em modelos de negócio, contou-se com a participação de 20 mentores de todo estado. Ao final da maratona, no domingo, os participantes apresentaram as ideias para uma banca de jurados que elegeu os três melhores resultados.
A equipe idealizadora do "SOS ACENDA"; conquistou o terceiro lugar, apresentando sua proposta de conectar prestadores de serviços nas áreas elétrica e hidráulica às pessoas que precisam do atendimento em caso de emergência. Além disso, o aplicativo conta com um espaço exclusivo para mulheres que desejem ter os serviços realizados por outras mulheres, de forma a oferecer total segurança e comodidade para quem mais precisa.
O segundo lugar foi para os fundadores do "FromCampo", cuja ideia surgiu em meio às dificuldades do pequeno produtor rural, em escoar seus produtos, e do consumidor, em encontrar produtos de qualidade e saudável. “Vimos que poderíamos contribuir para resolver esse empecilho e criamos a “FromCampo”, cujo objetivo é o elo de mercado entre o produtor e o cliente, relacionando 3 pilares: a logística, a demanda de cliente e a demanda do produtor. Sendo assim, resolvemos a problemática, garantindo a segurança para o vendedor, a comodidade para o comprador e a agilidade no processo”.
O primeiro lugar do pódio foi para os idealizadores da “Focus Pecuária”, uma Statup que surgiu como o objetivo de ajudar o pequeno e médio produtor rural, proporcionando um espaço virtual seguro, que permite a negociação de compra e venda de gado entre produtores do ramo e buscado facilitar e reduzir os custos existentes na comercialização de gado.
Acompanhe as notícias do oCEANo