Alunos de Nutrição idealizam empresas no ramo alimentício
Na última terça-feira, (19), os
alunos do 7º período do curso de Nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas
(UNIPAM) se reuniram no Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios
(OCEANO) para revelarem os espíritos empreendedores. Na ocasião eles
apresentaram a ideia de sete empresas inovadoras, todas no ramo alimentício. Os
trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Tópicos Integradores I.
De acordo com a professora responsável pelo projeto, Kelen Estavanate, o desafio lançado aos alunos foi desenvolver modelos de negócios de empresas viáveis, com base em aspectos administrativos e nutricionais. “Eles tiveram aulas sobre gestão de um negócio e também sobre aspectos nutricionais”, revelou a professora.
Cada equipe desenvolveu o cardápio, o manual de boas práticas, a escala de funcionários, o CANVAS, as planilhas com custos fixos e variáveis, as ações de marketing e de gestão de pessoas e o layout da empresa. O grupo da aluna Monalysa Rodrigues idealizou um bistrô de culinária mediterrânea. De acordo com ela o forte da empresa fictícia são os pratos diferenciados e a carta de vinhos. “Fizemos essa escolha porque não existem restaurantes que oferecem esse tipo de culinária em Patos de Minas”, explicou a aluna.
Para a aluna Ana Clara Garcia participar de um projeto como este, gerou muito aprendizado. “Tivemos contato direto com o mercado de trabalho, fizemos pesquisas, validamos a ideia com fornecedores e com possíveis clientes, isso agregou muito para nossa formação”, ressaltou.
Os projetos foram apresentados para uma banca de jurados. O professor Fernando Dias, coordenador do OCEANO, foi um dos avaliadores e ressaltou a qualidade dos trabalhos. “Todos são viáveis e mostram como o fomento do empreendedorismo na instituição pode inspirar e modificar a visão dos nossos alunos”, finalizou.